Mais prudência, mais desconto
Até bem pouco tempo atrás, o valor médio do seguro de automóveis era
calculado apenas de acordo com o modelo, o ano e a área de circulação do
veículo. A novidade é que algumas seguradoras já estão oferecendo um novo tipo
de produto: o seguro de acordo com o perfil do segurado. O cálculo é feito em
função das características do motorista, da condição do veículo e dos riscos aos
quais ele está exposto. Nada mais justo. Afinal, se o seu carro fica o dia todo
no estacionamento da empresa, a chance de ele ser roubado é infinitamente menor
do que se ficasse na rua. Para descobrir que tipo de motorista é você, as
seguradoras criaram um longo questionário.
Nele, você informa todo o seu perfil como motorista. Dependendo das
respostas, os descontos podem chegar a até 35%. Importante: nem tente passar a
perna na companhia. Se, na hora de acionar o seguro, ela descobrir mentiras no
questionário, adeus indenização. E, acredite, as seguradoras descobrem essas
coisas. Um exemplo: se você fizer o seguro em nome de sua esposa para garantir
um abatimento maior (as mulheres têm mais desconto do que os homens) e a
seguradora descobrir que quem usa o carro é você, não adianta espernear. Na hora
do sinistro (do segurês: dano ou prejuízo ao veículo), não verá a cor do
dinheiro. É claro que há um certo grau de tolerância dado pelas seguradoras.
Porém, para evitar esse tipo de situação, o ideal comunicar imediatamente
qualquer mudança relativa aos itens do questionário.
Fonte: IGF |