Mais prudência, mais desconto

Até bem pouco tempo atrás, o valor médio do seguro de automóveis era calculado apenas de acordo com o modelo, o ano e a área de circulação do veículo. A novidade é que algumas seguradoras já estão oferecendo um novo tipo de produto: o seguro de acordo com o perfil do segurado. O cálculo é feito em função das características do motorista, da condição do veículo e dos riscos aos quais ele está exposto. Nada mais justo. Afinal, se o seu carro fica o dia todo no estacionamento da empresa, a chance de ele ser roubado é infinitamente menor do que se ficasse na rua. Para descobrir que tipo de motorista é você, as seguradoras criaram um longo questionário.

Nele, você informa todo o seu perfil como motorista. Dependendo das respostas, os descontos podem chegar a até 35%. Importante: nem tente passar a perna na companhia. Se, na hora de acionar o seguro, ela descobrir mentiras no questionário, adeus indenização. E, acredite, as seguradoras descobrem essas coisas. Um exemplo: se você fizer o seguro em nome de sua esposa para garantir um abatimento maior (as mulheres têm mais desconto do que os homens) e a seguradora descobrir que quem usa o carro é você, não adianta espernear. Na hora do sinistro (do segurês: dano ou prejuízo ao veículo), não verá a cor do dinheiro. É claro que há um certo grau de tolerância dado pelas seguradoras. Porém, para evitar esse tipo de situação, o ideal comunicar imediatamente qualquer mudança relativa aos itens do questionário.

Fonte: IGF

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